Esporte Clube Uruguaiana

Em 19 de maio de 1912 nascia da fusão do Sport Clube Riachuelo e do Sport Clube Wanderers, o Sport Clube Uruguaiana, que havia de congregar a elite da juventude da linda cidade que domina o majestoso Uruguai. Em agosto do mesmo ano, mais um clube engrossaria as fileiras do que nasceu da fusão de dois dos pioneiros do foot-ball uruguaianense, o Sport Clube Brasil Progresso.

Pouco depois foram iniciadas as atividades oficiais do clube que então contava como presidente o esportista Pedro Grassi, e como destacados membros, os esportitas Luiz Paiva, Pascoal Pelegrini, John Mac Kay, Roberto Mac Kay, Manoel Chavesco, Julio Zacouteguy Junior, Feliciano Winkler, Ricardo Birriel, Aurelio Bonino, Aureo Prato, João Cavalheiro e outros.

Em 1913, assumiu a presidência do Clube, o Sr. Pedro Cuggiana, que se manteve até 1915, dando ensejo, sob suas ordens a que o clube prosperasse e conseguisse inúmeras vitórias, não somente frente aos clubes locais como também em diversas partes do Estado, assim como da zona fronteiriça do Uruguai e da Argentina. É dessa época o triunfo sobre o combinado de Curuzu-Cuatiá, que congregou elementos de seis clubes da província argentina de Corrientes, e que repercutiu em todo o Estado.

Embora sem uma entidade, foram disputados os campeonatos de Uruguaiana de 1913 e 1914, ganhos pelo clube que, em 1915, fundou uma Liga Uruguaianense, com o concurso dos Clubes Ferro Carril, em que se iniciou o grande e saudoso Eurico Lara, Militar e Esperança, tendo nesse mesmo ano conseguido, além do campeonato local, vencer um combinado dos demais clubes da cidade.

Manteve uma seção de tênis, tendo construído as primeiras pelouses de Uruguaiana.

Continuou sempre a atuar com brilho e, em 1931, foi um dos finalistas do campeonato estadual, tendo, num jogo em que perdeu por um discutido tento, para o Grêmio Porto Alegrense, apresentando um quadro que mereceu gerais louvores na capital. A delegação do clube foi presidida pelo Dr. Osvaldo Aranha.

Este texto foi extraído do Jornal “FOLHA DA TARDE” de 19.05.1952, edição esportiva alusiva ao 40º Aniversário do E.C. Uruguaiana.

Por motivos diversos, que não cabem aqui serem ressaltados, grande parte da história do Clube, como fotos e reportagens, foram extraviados. Se você tem alguma matéria ou foto que possa nos auxiliar na reconstrução ha história do mais antigo Clube Esportivo de Uruguaiana mande-nos um e-mail: sepetiaraju@sepetiaraju.org.br. Ou envie correspondência para:
Esporte Clube Uruguaiana
Rua Marechal Deodoro, 1920
97500-420 – Uruguaiana – RS